in

7 maneiras interessantes de usar o amaciante na limpeza da casa

Costumamos usar o amaciante para deixar nossas roupas cheirosas e macias, porém o produto também está sendo considerado um ótimo produto de limpeza pelas mais experientes donas de casa, especialmente por apresentar muita eficiência na hora da higienização de cada cantinho de seu lar.

Veja quais são as variadas maneiras que você pode utilizar esse produto e aprenda a deixar os ambientes impecáveis e com um cheirinho muito agradável por várias horas, acompanhe:

Banheiro

A utilização do amaciante na limpeza do banheiro ajuda a deixar os azulejos, vaso, pia, piso e balcão mais perfumados e limpos. Para que você use de maneira correta o amaciante nesse ambiente, basta misturar um pouco do produto na água com álcool, depois é só aplicar nas peças com o auxilio de um pano limpo e umedecido na solução.

Tapete cheiroso, macio e limpo

Para que você consiga o resultado esperado, deixando as fibras do tapete sem aquela aparência ressecada e áspera depois da higienização, misture ½ tampa de amaciante com aproximadamente dois litros de agua. Coloque a solução em um vidro borrifador e espalhe por todo o tapete, massageando com as pontas dos dedos. Depois que você realizou esse processo e só deixar o seu tapete secar naturalmente, de preferência longe do sol.

Espelhos e vidros mais limpos e brilhantes

O produto também é um ótimo aliado na hora de deixar os espelhos e vidros mais limpos, tirando qualquer tipo de mancha e afastando a poeira por alguns dias. Para realizar a limpeza de maneira correta, você vai precisar misturar o amaciante em ½ de água e, se preferir, pode colocar um pouco de álcool. Borrife essa mistura por todo o espelho ou vidro, depois passe um pano limpo, seco e macio na superfície, fazendo movimentos circulares.

Lustra-móveis perfumado

Para que você consiga retirar todo o pó dos móveis, confie no amaciante. Além de fazer uma limpeza eficiente, ele também tem o poder de fazer com que o pó fique longe por alguns dias, pois ativa uma película protetora sobre os móveis. Esse produto pode ser utilizado na madeira, no banheiro, pia da cozinha, fogão e nos eletrodomésticos. Ele é extremamente eficaz na hora de retirar manchas difíceis e marcas que o óleo de peroba costuma deixar na madeira. Para que você consiga transformar o amaciante em um potente lustra-móveis, basta misturar o produto com um pouco de água, depois é só passar delicadamente nos móveis que você deseja limpar e dar mais brilho. O aconselhável é usar um pano limpo, macio e que não solte fiapos, pois assim você vai garantir um resultado melhor na hora de espalhar o produto.

Remover o grude nas panelas

Esse truque é ótimo para retirar aquela gordura que está presente nas panelas, e fazer isso de maneira prática, basta deixá-la de molho em uma bacia com 1 tampinha e ½ de amaciante dissolvido em 5 litros de água. Deixe suas panelas de molho nessa mistura por cerca de uma hora ou até que você note que os resíduos sairão com mais facilidade, depois é só lavar como de costume.

Aromatizador de ambientes

Se você deseja deixar a sua casa com aquele cheirinho delicioso de amaciante por várias horas, faça você mesma o seu próprio aromatizador de ambiente usando aquele amaciante que mais lhe agrada:

Misture aproximadamente uma tampinha do produto para cada 1 litro de água, para misturar perfeitamente o produto com a água, coloque-os em um balde e mexa até perceber que os dois produtos estão completamente envolvidos.

Molhe um pano limpo nessa mistura e aplique nas portas e pisos de sua casa.

O pano que você vai utilizar precisa estar umedecido nessa solução, porém não deve ficar encharcado, caso isso aconteça, os pisos e portas poderão ficar manchados.

Você deve limpar as portas antes de iniciar esse processo, pois o amaciante vai perfumar a porta e não limpá-la.

Se você deseja fixar esse cheiro no ambiente, coloque algumas pitadas de sal de amônio na mistura, pois ele funciona como um bom fixador de perfume, fazendo com que o cheiro fique por mais tempo no ambiente.

Você também pode borrifar essa essência por toda a casa, mantendo o ambiente com um aroma agradável.

Condicionador de cabelo

O amaciante líquido bem dissolvido em água pode ser um ótimo condicionador improvisado, pois ele pode ser aplicado nos cabelos logo depois do shampoo, desembaraçando e amaciando qualquer tipo de cabelo. Se você tem cabelos mais lisos, faça uma mistura mais fraca e se você tem cabelos secos e crespos, use um pouco mais de amaciante.

Saiba quais são os pontos positivos e negativos de introduzir o amaciante na limpeza da casa

Antes que você comece a por em prática as dicas acima, é necessário estar ciente dos pontos negativos e positivos que o produto oferece. Para a profissional e organizadora de ambiente Paola Carnevale, o principal ponto negativo de usar esse produto nas tarefas do lar é o custo alto que isso pode oferecer, pois sabemos que o produto não tem um preço tão acessível assim. Em compensação, o cheirinho de limpeza costuma durar mais e o piso fica extremamente brilhoso, macio e deslizante.

No entanto, na opinião da profissional Roberta Ramos, o produto é ideal para realizar limpezas mais suaves e leves. Ela afirma que, para fazer uma higienização pesada e tirar toda a gordura do ambiente, o produto não possui as propriedades necessárias para apresentar o resultado desejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 coisas comuns nos dias de hoje e que antigamente eram proibidas

6 bilionários que já viveram na pobreza e hoje são donos de grandes fortunas