in

9 utilidades da água sanitária que você certamente desconhecia

Dificilmente encontramos uma casa que não tenha a água sanitária, aquele líquido composto de hipoclorito de sódio em solução aquosa. O produto costuma ser utilizado com desinfetante e alvejante, se tornando um ótimo aliado para as pessoas que procuram fazer uma limpeza mais pesada e com resultados poderosos.

Como ele é um produto extremamente forte, precisamos prestar muita atenção na hora de manuseá-lo, pois é muito comum que as donas de casa manchem suas roupas só de tocar na embalagem do alvejante.

O produto tem em sua fórmula uma série de atributos benéficos, e graças a isso podemos utiliza-lo de várias maneiras. Logicamente que, antes de você começar a se favorecer desse poderoso produto, é aconselhável que você use luvas; além disso, quando você terminar de usar, é recomendado tomar um banho, pois assim é possível retirar qualquer vestígio do produto que possa estar em seu corpo. Veja algumas maneiras inusitadas de usar a água sanitária:

Limpeza profunda de azulejos

Se os seus azulejos estão amarelados, saiba que assim como o bicarbonato de sódio, a água sanitária também é um ótimo branqueador.  Mesmo sendo um revestimento seguro e muito higiênico, você não deve deixar de fazer uma limpeza profunda, especialmente se eles estão presentes em sua cozinha ou banheiro. Depois de lavar todos os azulejos, basta você passar um pano limpo e úmido na água sanitária, sem precisar enxaguar, isso vai oferecer um ambiente mais limpo e branco.

Desinfetar o vaso sanitário

Para garantir a saúde de nossa família e um espaço agradavelmente limpo, precisamos nos dedicar a higiene correta do vaso sanitário. Se você está buscando manter o seu ambiente extremamente purificado, saiba que a água sanitária pode te ajudar a fazer o seu vaso ficar brilhando, além de oferecer uma ação branqueadora. Para realizar uma limpeza profunda em seu vaso sanitário, coloque bastante água sanitária em toda a extensão do vaso e esfregue com vontade. Você pode usar aquela escovinha que costumamos ter no banheiro ou uma esponja abrasiva. Você notará a diferença rapidamente.

Limpar pentes e escovas

É necessário fazer uma limpeza mensal nos pentes e escova de cabelo, e para fazer isso de maneira simples e eficaz você pode utilizar a água sanitária. Você só vai precisar colocar seus pentes e escovas de molho em água morna e acrescentar algumas gotinhas de água sanitária. Suas escovas de cabelo vão ficar novinhas novamente.

Isso também pode ser feito com os rolos de cabelo, porém você deve misturar a água sanitária em água fria, pois os rolos podem ser danificados com a quentura da água.

Retirar o excesso de argamassa

Quando decidimos fazer uma reforma que envolve a troca de pisos ou azulejos, a sujeira e bagunça certamente está presente. Para que você consiga limpar com mais facilidade, misture um pouco de água sanitária em um recipiente com água, essa misturinha é muito eficaz na limpeza, retirando com facilidade os resíduos de argamassa que poderão grudar na pia, vaso, azulejos e banheira.  

Anti-mofo

O mofo é uma das coisas mais temidas pelas donas de casa, e ele pode estar presente em qualquer residência. Além de causar alergias, o mofo também oferece um cheiro desagradável no ambiente, mas para que você consiga acabar com essas manchas causadas pelo excesso de umidade, é utilizando a água sanitária. Você pode aplicar o produto diretamente na área afetada, depois de finalizar a aplicação, deixe o ambiente ventilar por algumas horas.

Limpar a geladeira

Não pense que a água sanitária deve ser utilizada somente no banheiro, pois o produto tem grande serventia na sua cozinha. Você pode garantir uma limpeza profunda na geladeira, porque o produto é capaz de remover manchas, higienizar e tirar o mau cheiro. Como as superfícies da geladeira ficam em contato com os alimentos, e é indispensável manter esse ambiente totalmente desinfetado. Para você limpar o seu refrigerador de maneira rápida e eficaz, basta diluir a água sanitária em água e passar nas partes que estão necessitando de uma higienização mais profunda.

Remover manchas de chá ou café

Muitas donas de casa sofrem para retirar esse tipo de mancha, pois elas são persistentes e difíceis de remover, porém não são impossíveis, ainda mais se você usar o produto correto. Basta você colocar as roupas manchadas de molho por aproximadamente 8 horas, em um balde com água sanitária dissolvida em água, depois é só lavar como de costume.

Fazer as flores durarem mais

Se você quer que seus arranjos durem mais, misture algumas gotas de água sanitária diluída em água e coloque em um borrifador, porém tome muito cuidado para não exagerar. Se você colocar muita água sanitária, terá o efeito contrário, fazendo com que sua planta morra rapidamente. Na hora em que for aplicar, mantenha uma distância adequada, pois assim o borrifador consegue umedecer todas as flores.

Desinfetar as mãos

Precisamos manter as nossas mãos extremamente limpas, ainda mais quando vamos manipular algum tipo de alimento. A água sanitária possibilita que você higienize as suas mãos e também faz com que suas unhas fiquem brilhando. Você deve dar uma mergulhada rápida na escova de lavar as unhas e depois limpá-las como de costume, porém de modo muito delicado. Depois que você realizar esse processo, enxágue bem as mãos, se certificando que não ficou nenhum resquício do produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Surpreendente: Veja a mudança radical que 10 famosos sofreram

9 coisas comuns nos dias de hoje e que antigamente eram proibidas