in

Conheça 17 jeitos incríveis para realizar a limpeza geral da casa usando o vinagre

Certamente você já ouviu falar sobre os benefícios que o vinagre traz para a nossa saúde, porém, esse produto culinário também pode ser muito útil na limpeza da nossa casa, se parecendo muito com aquela esponja de aço que tem 1001 utilidades.

Para que você conheça quais são as suas funções secretas na limpeza de diversos ambientes e produtos, reunimos para você as melhores maneiras de usá-lo. Acompanhe e veja algumas dicas sustentáveis para realizar a limpeza da casa de maneira econômica e com resultados surpreendentes.

Renovando o azulejo

Para que você consiga eliminar a sujeira de qualquer tipo azulejo da sua casa, incluindo os pisos, basta adicionar ½ xícara em ½ litro de água morna.

Depois é só lavar como de costume e secar a superfície com um pano limpo. Se você deseja limpar o rejunte é aconselhável deixar essa mistura agir por aproximadamente 2 horas e depois, se quiser, esfregue o local usando um pouco de água sanitária. O odor do vinagre pode permanecer no ambiente por algum tempo, mas depois de algumas horas o cheirinho simplesmente desaparece.

Revigore a madeira

Se você está notando que a madeira da sua casa está ficando com uma aparência feia, é muito fácil você revigorar ela. Para isso você deve misturar 1 litro de água morna, 4 colheres de vinagre branco de maçã e 2 colheres de sopa de azeite de oliva, se você não tem azeite, pode substituir por óleo de uso culinário mesmo.

Misture bem todos os ingredientes e aplique essa mistura com a ajuda de um pano limpo. Deixe com que essa mistura penetre na madeira por 10 minutos e depois use outro pano limpo para secar o taco ou madeira que você passou a misturinha mágica.

Restaurar carpetes ou tapetes

Seu tapete já está muito usado? O vinagre também pode ser muito útil na hora de reparar a aparência dele. Misture 1 xícara de vinagre branco em 3,5 litros de água, depois escove seu tapete usando uma vassoura limpa embebida nessa solução. Deixe-o secar como de costume e logo notará a diferença. O mesmo procedimento deve ser feito em carpetes.

Removedor de manchas para carpete ou tapete

Despeje uma quantidade pequena de vinagre sobre a mancha, depois acrescente um pouco de bicarbonato de sódio em cima do vinagre. Deixe essa mistura reagir até que você note o aparecimento de algumas bolhas que irão absorver a mancha. Use um pano limpo e úmido para limpar, depois é só deixar secar e usar um aspirador de pó para retirar o excesso do bicarbonato.

Limpa tudo

Essa mistura que vamos ensinar agora pode ser aplicada em qualquer superfície, incluindo aquele carpete problemático. Misture 1 parte de vinagre branco, 1 parte de detergente líquido neutro e 2 ou 3 partes de água morna. Depois é só colocar essa mistura dentro de um borrifador e sair limpando a sua casa. Esse poderoso limpa-tudo também oferece ótimos resultados na limpeza de box e banheira.

Se você deseja limpar o carpete, aplique a mistura com um pano umedecido e depois seque o local.  Repita o procedimento até que você perceba que a mancha tenha desaparecido. Para finalizar, utilize um ventilador ou secador de cabelo para secar seu carpete. A dica é: quanto antes você tirar toda a mancha, mais fácil será a remoção da mesma.

Acabar com o cheiro de cigarro

Se você não aguenta mais o cheiro de cigarro dentro de casa, espalhe alguns potinhos cheios de vinagre em todos os cantos desejados. Se você colocar esses potinhos antes dos fumantes chegarem, provavelmente esse cheiro desagradável não vai conseguir se impregnar no ambiente.

Tirar manchas de caneta da parede

As crianças simplesmente adoram rabiscar as paredes de sua casa e, para que você consiga retirar esses terríveis rabiscos, basta derramar o vinagre branco sobre essas manchas e esfregar usando uma esponja ou pano limpo.

Limpar as teclas do piado ou teclado

Para limpar sem danificar as teclas do seu teclado ou piano, misture ½ xícara de vinagre branco  com duas xícaras de água morna, molhe um pano macio e limpo com essa misture e esprema-o para que ele não fique gotejando. Depois é só limpar delicadamente as teclas. Em seguida é só secar o instrumento com um pano seco. Deixe o instrumento descoberto por 24 horas após a limpeza.

Limpar marcas de anéis de água

Se você se esqueceu de usar o porta-copos, o vinagre pode tirar facilmente aquelas manchinhas que o suor do copo costuma deixar. Para limpar essas marcas de grandes superfícies de madeira, basta misturar partes iguais de azeite de oliva e vinagre. Aplique essa mistura na mancha com um pano macio e use outro pano macio e seco para enxugar.

Para retirar os anéis de água de móveis de couro, use o lado macio de uma esponja encharcada de vinagre branco, depois é só secar normalmente.

Esconder arranhões na madeira

Se o arranhão for extremamente visível, misture partes iguais de iodo e vinagre branco, em um vidro pequeno, depois pinte os arranhões usando essa mistura. Se isso aconteceu em madeiras mais escuras, acrescente um pouco mais de iodo, para madeiras mais claras, um pouco mais de vinagre. Logicamente que, isso não fará com que o arranhão suma, porém ele ficará menos visível.

Remover cera de vela

Fazer aquele lindo jantar a luz de velas é realmente uma delicia, mas para retirar a cera da vela que pingou no seu móvel é algo muito chato, não é mesmo? Saiba que o vinagre também pode te ajudar nisso, para retirar os resíduos, basta aquecer a cera com um secador de cabelo, depois seque com uma toalha de papel, em seguida tire o que restou esfregando um pano macio e absorvente molhado em uma mistura feita com partes iguais de vinagre branco e água morna.

Limpar vidros

Limpar o vidro pode ser algo muito complicado para algumas donas de casa, porém, quando se usa a mistura correta isso pode ser muito simples. Misture quantidades iguais de água morna com vinagre branco e esfregue em todo o vidro que você deseja limpar, depois seque com um pano macio. Essa solução deixa os vidros limpos e com um brilho incrível, vale a pena comprovar.

Limpar e lavar marcenaria

Se você deseja limpar persianas, paredes pintadas e trabalhos em madeira, use uma solução feita com 1 xícara de amônia, ¼ xícara de bicarbonato de sódio, ½ xícara de vinagre branco com 1 litro de água morna.

Depois de misturar todos os ingredientes acima, limpe a superfície desejada com uma esponja ou pano e depois enxágue com água limpa. A sujeira e poeira vão sair facilmente, sem deixar nenhuma mancha.

Deixar o chuveiro novinho

Se o seu chuveiro está com uma aparência desagradável, coloque vinagre em uma sacolinha plástica e envolva o chuveiro, fazendo com que o vinagre cobra todo o objeto. Deixe a substância agir por uma noite e depois retire a sacola e limpe o chuveiro com um pano úmido.

Vaso sanitário cheiroso e limpo

O vaso sanitário costuma ser uma grande dor de cabeça para as donas de casa, pois nem sempre é fácil limpá-lo e deixá-lo bem cheirosinho. O vinagre é capaz de remover até mesmo as manchas mais difíceis, e você pode usar o vinagre branco, escovando rigorosamente o vaso sanitário para deixá-lo brilhando novamente.

Para tirar o mau cheiro, coloque apenas 3 xicaras de vinagre branco e deixe agir por aproximadamente meia hora, depois dê descarga.

Misturinha para tirar o “cheiro de cachorro do sofá”

Basta misturar em uma bacia ou balde, seguindo essa ordem: 1 litro de água, ¼ de copo de álcool, 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, ½ copo de vinagre de vinagre branco e 1 colher (sopa) de amaciante. Agora mexa bem até que todos os ingredientes estejam completamente misturados e coloque em um borrifador.

Sua poção mágica está prontinha. O bicarbonato limpa profundamente o tecido, o vinagre reaviva as cores, o amaciante oferece maciez as fibras e álcool faz com que o tecido seque mais rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 bilionários que já viveram na pobreza e hoje são donos de grandes fortunas

10 histórias emocionantes em que gatos salvaram vidas