in

3 guerras que começaram por motivos completamente bizarros

As guerras podem começar por vários motivos. Pode ser por liberdade, honra, terras, recursos naturais… Mas essas guerras que listamos para você, certamente são bem inusitadas e aconteceram por motivos bizarros ou banais. Conheça quais foram as guerras que se iniciaram por razões completamente estranhas:

Guerra da Padaria – 1838 a 1839

Real motivo: a destruição de uma padaria – mortes: aproximadamente 300 pessoas.

No ano de 1828 um confronto civil que acontecia no México teria destruído uma padaria na qual o proprietário era um chef francês que residia por lá. Não conformado com o que tinha acontecido em seu comercio, ele começou a afirmar que os supostos responsáveis pela destruição seriam alguns oficiais do exercito do país. Ele passou algum tempo tentando receber uma reparação em seu comercio, porém nunca conseguiu. Passando-se dez anos, ele passou o ocorrido ao rei francês Luís Felipe I, cobrando providencias.

A França já estava descontente com as medidas que o governo mexicano vinha tendo, principalmente por causa de determinados empréstimos que não teriam sidos pagos, a história da padaria acabou sendo a gota-d ’água para os franceses, a partir disso, eles decidiram invadir e tomar um porto do país latino. Foi então que o confronto se iniciou e durou aproximadamente um ano, terminando logo depois que a Inglaterra interferiu e recomendou um acordo de paz entre os países.

Guerra da Barba – 1152 a 1453

Real motivo: barba raspada.

Engana-se você que pensa que são somente as mulheres atuais que apreciam uma bela barba, a historia que vamos mostrar agora prova que os homens barbudos são admirados a séculos atrás.

O rei Luís VII, da França, se uniu com a Duquesa Eleonor, da Aquitânia no ano de 1137. Como dote ele recebeu duas províncias francesas. O casamento do rei durou alguns anos e lhe trouxe momentos felizes até ele começar a participar das cruzadas. O rei tinha uma barba muito grande e bem cuidada, mas quando finalmente retornou de viagem o seu rosto estava completamente liso, foi então que a Rainha Eleanor não ficou nada satisfeita com a nova aparência de seu marido. A barba foi motivo para que o casal brigasse inúmeras vezes, até que o casamento chegasse ao fim. Eleanor decidiu ir para Inglaterra e acabou se casando com o rei de lá, Henrique II. O problema é que ela começou a pedir às terras que foram partes do dote de seu primeiro matrimonio de volta, fazendo com que os dois países entrasse em uma grande guerra. O mais absurdo é que essa batalha durou 301 anos, com a França conquistando a vitória.

Guerra de guano – 1879 a 1884

Real motivo: cocô – mortes: aproximadamente 13 mil pessoas

Guano significa cocô de aves e morcegos, em espanhol. Por carregar uma grande quantidade de azoto e fósforo, o cocô é muito útil na produção de pólvora e adubo. E esse é o verdadeiro motivo para que uma guerra entre a Bolívia, Chile e Peru se iniciasse no ano de 1800. No deserto de Atacama estava localizado um depósito de guano. A Bolívia não tinha equipes e nem recursos para explorar esse tipo de material, por isso acabou contratando os serviços de algumas empresas chilenas para realizar esse trabalho. Os anos foram se passando e os países começaram a iniciar uma disputa para ver quem teria mais direito sobre essas fezes.

Bolívia e Peru acabaram fechando um acordo secreto entre eles, que traria inúmeros benefícios ao Peru, mas para que isso viesse a acontecer a Bolívia precisaria encerar com os trabalhos chilenos, e isso tentou ser feito através do aumento abusivo dos impostos cobrados do Chile para que a exportação do material fosse feita. O povo chileno ficou enfurecido e foi então que decidiram dominar a região, fazendo com que outros dois países também entrassem nessa guerra. O país chileno tinha mais poder armado, ganhando a batalha com mais facilidade. Porém, isso tudo acabou fragilizando a economia da Bolívia e do Peru, fazendo com que até hoje a região sofra com os resultados dessa guerra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 histórias emocionantes em que gatos salvaram vidas

12 frases de personagens famosos que podem mudar a sua vida