in

Descubra o que são aquelas bolinhas fedidas na garganta

Essas bolinhas pastosas e esbranquiçadas que aparecem no fundo da garganta costumam causar grande desconforto nas pessoas.

As bolinhas aparecem nas amígdalas e, além de esbranquiçadas e pastosas, elas causam um tremendo mau hálito que chega a ser desconfortável até mesmo para quem as têm. Elas são chamadas de cáseos amigdalianos, tonsilólitos ou caseum e não são nada que você deva se preocupar seriamente, pois elas somem de forma natural.

Os cáseos costumam ser expelidos quando tossimos ou espirramos e são acúmulos benignos formados por restos de tecidos mortos, bactérias e alimentos que ficam depositados nas cavidades das nossas amígdalas. Essas informações foram fornecidas pela pesquisadora Alina Bradford, do site Live Science. 

Como elas surgem?

As amígdalas são aglomerados de tecidos linfáticos que entram em ação quando entram em contato com agentes patológicos, ou seja, que podem nos causar doenças. Quando esses agentes entram em contato com as amígdalas, elas enviam um sinal ao nosso sistema imunológico que acaba liberando mais anticorpos para se defender daquele corpo estranho. 

Além dessa função, as amígdalas também protegem os nossos pulmões de possíveis contaminações, seja por alimentos que passam por ali ou outros objetos que ocasionalmente engolimos.

Com o passar do tempo, o nosso sistema envia anticorpos para se livrar desses restos que ficaram presos na barreira (amígdalas) e com isso há a formação das bolinhas brancas e fedorentas. Quando elas não são ingeridas junto com os alimentos, elas são expelidas durante uma tosse ou um espirro. 

Como lidar?

Você deve manter a higiene bucal em dia para diminuir o mau hálito provocado pelos cáseos amigdalianos, mas como não é uma doença não há medicação para que elas saiam mais rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A chamaram de monstro por causa de sua aparência única; 20 anos depois há uma reviravolta; entenda

6 coisas que os homens querem que as mulheres saibam, mas não ousam dizer