O programa Chaves fez e faz até hoje um enorme sucesso na TV brasileira, com um humor ímpar acumula fãs pelo mundo inteiro.
Muitas pessoas acompanharam a trajetória do menino humilde Chaves, mas poucas se perguntam como o menino acabou na situação em que aparece durante os episódios.
O mistério envolvendo a vida de Chaves começou a ser desvendado há pouquíssimo tempo.

A Vila do Chaves foi lançado no ano de 1971 e tinha um formato de esquete que possuía cerca de 14 minutos.
Mas é claro que não levou muito tempo para o seriado tomar conta do coração dos telespectadores e ele se tornou um série.
No entanto um detalhe já naquela época gerava curiosidade nos espectadores da série, o fato de Chaves ser uma criança e órfão. Muitas pessoas tinham enorme dificuldade para entender esse fato.
Foi apenas com a publicação do livro “ El Diario del Chavo”, de Gomez Bolãnos e lançado depois do fim do seriado, que esse lado da história do personagem ganhou uma versão.
Alguns fatos vão se elucidando, como o que Chaves na verdade não vive no famoso barril, mas na casa número 8 da vila, ele chega revelar que só entra no barril para se esconder de alguém ou por entrar.
Quando questionado sobre a sua mãe, Chaves sempre respondia que não a conhecia, mas parece que isso não era verdade.
A verdade é que Chaves conheceu sua mãe e seu pai, e sua mãe não o abandonou, mas o deixava na vila durante o dia para ir trabalhar e o buscava a noite até que chegou um dia em que ela não voltou para buscá-lo.